Save the Date: Como e Quando Enviar
Os convites Save the Date tornaram-se elementos práticos, agradáveis e surpreendentes que se firmaram no panorama dos casamentos. Já agendaram o grande dia, mas falta comunicá-lo aos convidados antes de enviar os convites? Não percam todas as nossas orientações!
Enviar os convites permite informar os convidados, partilhar a boa nova e permitir que todos se preparem convenientemente para o momento em que trocam o anel de noivado pelas alianças. Os convites Save the Date são geralmente enviados por e-mail para notificar os convidados e garantir que reservam essa data sem compromissos. Consistem em pequenos cartões que não exigem tantos detalhes nem precisam de ser tão formais como os convites de casamento. Normalmente, são utilizados para que os convidados possam fazer os seus preparativos para o evento, como tirar férias, marcar viagens, reservar alojamento e comprar vestidos de cerimónia. Se desejam saber tudo sobre esta prática, continuem a ler!
Como Enviar?
Têm uma grande quantidade de convidados no estrangeiro? Já criaram um site de casamento ou planeiam realizar uma cerimónia intimista apenas com amigos e familiares mais próximos? A forma como escolhem enviar os convites de casamento vai depender destes elementos, mas, antes disso, irá influenciar bastante o envio do Save the Date! Se tiverem poucos convidados, enviar o Save the Date pelo correio como um postal irá criar uma sensação de proximidade e intimidade com os noivos. Caso contrário, a forma mais prática e ecológica será por e-mail. Desta forma, também receberão um feedback imediato dos vossos convidados.
O Conteúdo
O Save the Date deve conter a data, a cidade do casamento, os nomes dos noivos e frases como "reserve este dia", "não marque nada para esta data", "é o nosso casamento" ou "o convite será enviado em breve". Estas informações básicas são suficientes para que os convidados se possam organizar! Assim, ficarão a par do local, da previsão meteorológica - para escolherem entre um vestido de cerimónia curto ou um modelo mais quente - e de tudo o que precisam de preparar para comparecer ao evento. Quando escreverem o nome do destinatário, deixem a formalidade dos convites de casamento de lado e comecem por "tio", "amigo" ou até mesmo pelo nome próprio da pessoa a quem se dirigem.
Para Quem?
Normalmente, os noivos enviam os Save the Date para todos os seus convidados, no entanto, já conhecem à partida aquelas pessoas cuja presença está garantida. Os pais, melhores amigos e família mais próxima certamente farão todos os esforços para estar presentes no grande dia, por isso, se desejarem, podem enviá-los apenas àqueles que não podem faltar a este dia tão importante. Escolham os convidados que vivem longe, que têm agendas sempre preenchidas ou que não visitam com frequência!
Com Antecedência!
O Save the Date deve ser enviado com bastante antecedência aos convidados. Geralmente, é enviado cerca de 6 meses antes da data do casamento, uma vez que o convite formal será enviado mais próximo da data. No entanto, se se trata de um casamento de destino ou se a maioria dos convidados é de fora, é melhor enviá-lo ainda antes, para que todos possam organizar-se com tempo!
Entusiasmados por terem todas as respostas que procuravam dos vossos convidados? O Save the Date é uma tradição muito comum nos países anglo-saxónicos que tem vindo a ganhar espaço em Portugal! Para os noivos, significa ter uma ideia do número de pessoas presentes, quantas lembranças de casamento encomendar e o início de todos os preparativos, já contando com as confirmações. Para os convidados, é uma forma de se organizarem da melhor maneira para finalmente verem o vestido de noiva, pouparem tempo e dinheiro e marcarem esse dia na agenda como um dos mais divertidos de sempre!